Bips da placa mae!

A placa-mãe pode atraves de bips informar se está ou não tudo em ordem com ela!

Ausência de Bip — significa problemas com a placa-mãe ou com a fonte de alimentação.
1 Bip — indica que o computador está funcionando bem.
2 Bips — problema relacionado à memória. Verifique os contatos dos circuitos dos pentes de memória. Retire-os e coloque-os novamente para assegurar que estão encaixados corretamente. Também pode ser um problema nos conec-tores da placa-mãe.
3 ou 4 Bips — indica problema com memórias.
5 ou 6 Bips — apresenta problemas com a placa-mãe. Verifique a alimentação por meio da fonte, os encaixes dos cabos, chips e configurações via jumpers (nas placas mais antigas).
7 Bips — significa problemas com o teclado. Verifique o cabo e o conector.
8 Bips — indica problemas com a placa de vídeo. Verifique os encaixes. Limpe os contatos e recoloque-os.
9 Bips — problema com o chips da ROM que guarda a BIOS. Verifique os contatos, recoloque a ROM. Se não funcionar consulte um técnico especializado para trocá-lo.

1 Bip Curto

Post Executado com sucesso Este é um Bip feliz emitido pelo BIOS quando o POST é executado com sucesso. Caso o seu sistema esteja inicializando normalmente e você não esteja ouvindo este Bip , verifique se o speaker está ligado à placa-mãe corretamente.

1 Bip longo

Falha no Refresh (refresh Failure) : O circuito de refresh da placa-mãe está com problemas, isto pode ser causado por danos na placa-mãe ou falhas nos módulos de memória RAM

1 Bip longo e 2 bips curtos:

1 Bip longo e 3 bips curtos:

Falha no Víde Problemas com o BIOS da placa de vídeo. Tente retirar a placa, passar borracha de vinil em seus contatos e recolocá-la, talvez em outro slot. Na maioria das vezes este problema é causado por mau contato.

2 bips curtos:

Falha Geral: Não foi possível iniciar o computador. Este problema é causado por uma falha grave em algum componente, que o BIOS não foi capaz de identificar. Em geral o problema é na placa-mãe ou nos módulos de memória

2 Bips longos:

Erro de paridade: Durante o POST, foi detectado um erro de paridade na memória RAM. Este problema pode ser tanto nos módulos de memória quanto nos próprios circuitos de paridade. Para determinar a causa do problema, basta fazer um teste com outros pentes de memória. Caso esteja utilizando pentes de memória sem o Bit de paridade você deve desativar a opção “Parity Check” encontrada no Setup.

3 Bips longos:

Falha nos primeiros 64 KB da memória RAM (Base 64k memory failure) > Foi detectado um problema grave nos primeiros 64 KB da memória RAM. Isto pode ser causado por um defeito nas memórias ou na própria placa-mãe. Outra possibilidade é o problema estar sendo causado por um simples mal contato. Experimente antes de mais nada retirar os pentes de memória, limpar seus contatos usando uma borracha de vinil (aquelas borrachas plásticas de escola) e recoloca-los com cuidado.

4 Bips Longos:

Timer não operacional: O Timer 1 não está operacional ou não está conseguindo encontrar a memória RAM. O problema pode estar na placa-mãe (mais provável) ou nos módulos de memória.

5 Bips:

Erro no processador: O processador está danificado, ou mal encaixado. Verifique se o processador está bem encaixado, e se por descuido você não esqueceu de baixar a alavanca do soquete Zif

6 Bips:

Falha no Gate 20 (8042 – Gate A20 failure): O gate 20 é um sinal gerado pelo chip 8042, responsável por colocar o processador em modo protegido. Neste caso, o problema poderia ser algum dano no processador ou mesmo problemas relacionados com o chip 8042 localizado na placa-mãe

7 Bips:

Processor exception (interrupt error): O processador gerou uma interrupção de exceção. Significa que o processador está apresentando um comportamento errático. Isso acontece às vezes no caso de um overclock mal sucedido. Se o problema for persistente, experimente baixar a freqüência de operação do processador. Caso não dê certo, considere uma troca.

8 Bips:

Erro na memória da placa de vídeo (display memory error) : Problemas com a placa de vídeo, que podem estar sendo causados também por mal contato. Experimente, como no caso das memórias, retirar a placa de vídeo, passar borracha em seus contatos e recolocar cuidadosamente no slot. Caso não resolva, provavelmente a placa de vídeo está danificada.

9 Bips:

Erro na memória ROM (rom checksum error): Problemas com a memória Flash, onde está gravado o BIOS. Isto pode ser causado por um dano físico no chip do BIOS, por um upgrade de BIOS mal sucedido ou mesmo pela ação de um vírus da linhagem do Chernobil.

10 Bips:

Falha no CMOS shutdown register (CMOS shutdown register error): O chamado de shutdown register enviado pelo CMOS apresentou erro. Este problema é causado por algum defeito no CMOS. Nesse caso será um problema físico do chip, não restando outra opção senão trocar a placa-mãe.

11 Bips:
Problemas com a memória cache (cache memory bad): Foi detectado um erro na memória cache. Geralmente quando isso acontece, o BIOS consegue inicializar o sistema normalmente, desabilitando a memória cache. Mas, claro, isso não é desejável, pois deteriora muito o desempenho do sistema. Uma coisa a ser tentada é entrar no Setup e aumentar os tempos de espera da memória cache. Muitas vezes com esse “refresco” conseguimos que ela volte a funcionar normalmente.

Fonte

Palavras-chave: Mobo mainboard problemas placa-mãe bips sequencia …=D

About these ads

15 Respostas para “Bips da placa mae!

  1. Certa vez a minha placa-mãe deu 30 bips seguidos e começou a tocar “Escravos de Jó”. Só fiz desligar e deixar ela de folga, afinal, a pobrezinha tava ligada a uns 2 meses seguidos. Depois disso passei a respeitar as 8 horas diárias de trabalho de um PC.

  2. Olha tenho um pc e ele estar apresentando mas de 30 bips gostaria de saber qual o problema dele pois procurei na net e não encontrei nada sobre este problema…..

  3. Minha placa mãe e uma GA-7VKMP, ela so fica dando 8 bip longo, repetindo toda hora, eu so não testei o processador, mais o resto eu fiz tudo.troquei memoria, fonte, retirei do gabinet, pensei que fosse mal contato, mais tambem não era, a minha placa de video ja e intergada, ja não sei mais o que fazer, vou arrumar um processador do mesmo para tenta.

    Abraço,

    HFC

  4. boa tarde olha estou com este problema quando executo algum programa ele bipa ,jogo media e video gostaria de saber o que esta ocorrendo…

  5. meu pc deu um bip londo e 3 curtos, tava lendo la em cima problemas na placa de video e tal, tambem acho q seja pq ele liga e tudo mais, mas não aparece a imagem, só tem um podem, não tem outro slot pra mim conectar a placa de video pra fazer o teste e agora?

  6. Quanto ao bi qd executa algum programa, é característico da placa de vídeo, tente reinstalar o driver e poste o resultado. Quanto ao problema com a placa de video, tente o seguinte: instale a placa no computador de um amigo ou arrume uma placa de video emprestada para testar. Se sua placa funcionar em outro comutador ou se uma outra placa apresentar o mesmo problema, provavelmente seu slot está defeituoso, caso contrário , sua placa que já era mesmo.

  7. em novembro 26, 2007 às 12:54 am5 ana rita
    meu pc deu um bip londo e 3 curtos, tava lendo la em cima problemas na placa de video e tal, tambem acho q seja pq ele liga e tudo mais, mas não aparece a imagem, só tem um podem, não tem outro slot pra mim conectar a placa de video pra fazer o teste e agora?

    estou com o mesmo problema q ela aguardo uma resposta e fico grato pela atençao

  8. meu pc está dando um bipe longo, eu vi que é o refresh.

    só que eu não sei o que é este refresh, onde fica , e o que fazer.

    se alguém puder me ajudar ai.

    obrigado

    me responda ,

  9. meu pc nao liga e nem da bipe…
    o que sera que aconteceu.
    antes ele tava bom funcionando bem,mas eu tirei a memoria dele e emprestei para meu amigo.
    air eucoloquei umas velhas nele. ele ligou funcionou por uns 5minutos. ele desligou por el mesmo, liguei de novo de um bip longo.
    air parou depois tentei ligar mas nao deu bipe nenhum e nem apareceu a tela de iniciar .liga hd,cd-rom liga as luzes mas nau aparece nada…
    se souber o que ouve me diga valeuuuuuuuu

  10. O meu computador apresentava 1 BIP longo e 6 bips curtos, troquei o teclado de PS2 para USB e inicializou normalmente, o problema estava na saída PS2 que estava com problemas.

  11. Ismael…
    se ainda quiser saber… isso eh devido a memoria… uma vez liguei o pc sem a memoria e ele respondeu assim…
    porem o meu problema eh q ele liga… da 2 bips… inicia normalmente… qdo aparece a janela pra por a senha do usuario no windows XP ele simplesmente reinicia… qual o sera problema?!=//

  12. ahhh, se entrar na bios la… aparece como se as memorias estivessem conectadas…

  13. Renan, pelo o que eu conheço até agora, este problema que vc está tendo pode ser solucionado apenas trocando a fonte de alimentação, provavelmente vc adicionou alguma unidade de cd ou alguma coisa a mais que necessite de mais alimentação e sua fonte ñ está aguentando…
    Tente colocar uma fonte mais forte!!!
    Abraços
    Ton

  14. Gente e o seguinte: eu comprei um PC novo da loja e quando liguei o PC pela primeira vês não da nenhum bipe, será defeito de fabricação? Obs.: Ele ainda esta na garantia e é original

    Configuração:
    MS Windows vista home Premium 32-bite SP2
    Pentium dual – core CPU E5300 @ 2.600GHz, 4,0GB RAM, NVIDIA geforce8400 GS

  15. nosssa resumio bem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s